quarta-feira, 7 de maio de 2014

Projeto Comenius “Youth Echoes” – encontro em Glasgow



Decorreu em Glasgow, na Escócia, entre os dias 26 e 30 de abril um novo encontro do projeto Comenius , “Youth Echoes”, em que estiveram presentes as professoras Estela Vieira, Ana Gonzaga, Telma Lança e Ana Paula Rosa, bem como as alunas Hollie Borela e Inês Tiago, do 11ºH, Beatriz Conceição e Raquel Bastos, do 11º L .
O acolhimento oferecido pela escola organizadora do encontro, “St. Oswald’s School”- estabelecimento dedicado ao ensino especial, possibilitou a todos um enriquecedor contacto com metodologias de trabalho adaptadas a alunos com caraterísticas diferentes e a perceção dos bons resultados obtidos. 

Relativamente ao programa do encontro, nas sessões de trabalho, os professores fizeram o balanço das atividades efetuadas até ao momento, que servirá de base à elaboração do relatório intermédio por parte de cada escola parceira; planificaram as próximas ações a desenvolver com os alunos e traçaram as linhas gerais dos encontros a realizar no 2º ano do projeto.
Os alunos participaram em dois workshops, um dedicado à culinária, nomeadamente à confeção de uma especialidade da pastelaria britânica– scones - e outro destinado à música, no qual todos os presentes não só ensaiaram em conjunto um tema musical alusivo ao projeto, criado pela escola austríaca, como também ensinaram e aprenderam temas tradicionais de cada país. 

Os participantes tiveram ainda oportunidade de desfrutar da cidade de Glasgow e  de alguns dos espaços históricos mais relevantes da cidade de Edimburgo, que o brilho do sol, tão raro naquelas paragens, tornava ainda mais extraordinária.  
Para o encerramento do encontro, a escola organizadora tinha preparado um jantar com animação musical que contou também com a colaboração de alunos do projeto. Pudemos, assim, ouvir canções do folclore escocês e irlandês, música popular escocesa, letã e austríaca.
De salientar o elevado grau de interesse das nossas alunas pelas atividades, bem como a grande responsabilidade e espírito de interação que manifestaram em todos os momentos.


Notícia enviada pela professora Ana Gonzaga a quem agradecemos

Sem comentários:

Enviar um comentário