quinta-feira, 3 de abril de 2014

Abril Azul - Sensibilização sobre a Perturbação do Espectro do Autismo

Teve lugar no dia dois de abril, no auditório da escola Manuel Teixeira Gomes, uma ação de sensibilização sobre a perturbação do espetro do autismo (PEA), da iniciativa dos professores de educação especial da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes , e que teve como oradores a psicóloga escolar - Fátima Matos e os docentes de educação especial - Edna Pequeno e Ricardo Zeferino.

Esta ação surgiu no âmbito do dia mundial da consciencialização do autismo - 2 de abril - e pretendeu sensibilizar a comunidade escolar para esta perturbação neurológica que afeta cerca de 67 milhões de pessoas em todo o mundo e que tem , como símbolo,  a cor azul porque a síndrome é mais comum nos indíviduos do sexo masculino.


O agrupamento de escolas Manuel Teixeira Gomes, com uma unidade de ensino estruturado para a educação de alunos com  perturbações do espetro do autismo, posiciona-se como um agrupamento de referência nesta área. Fazem parte deste programa educativo vinte e dois jovens, em todos os ciclos de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário.

O público presente foi informado sobre as principais características deste distúrbio no desenvolvimento cerebral, que compromete a capacidade de comunicar e de interagir socialmente, bem como das formas como se manifesta. Foram mostrados alguns trabalhos produzidos por estes alunos e atividades em que participaram, que deram uma ideia muito clara do trabalho e das técnicas pedagógicas desenvolvidas pelos docente da unidade, com estes jovens, com vista a ajudá-los a adquirir a autonomia e competências adequadas para ultrapassar os desafios que irão encontrar ao longo da vida, bem como todo o  trabalho desenvolvido para viabilizar o projeto profissional destes jovens quando saem da escola, através da colaboração e assinatura de protocolos com instituições.



Sem comentários:

Enviar um comentário