quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Do infinitamente pequeno ao infinitamente grande

O Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes associou-se às comemorações da Semana Mundial do Espaço (4 a 10 de Outubro de 2013  http://www.worldspaceweek.org/intro_-_portuguese.html), no dia 8 de Outubro, através da realização de atividades dinamizadas pelo Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL).

«Do Infinitamente Pequeno ao Infinitamente Grande» foi o título das atividades desenvolvidas pelo CCVL que incluíram a realização de duas palestras, uma para alunos do 3.º ciclo e outra para alunos do secundário, e observação astronómica aberta à comunidade escolar.

Participaram, às 10.30h, no auditório da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, as turmas do 10.º G, 10.º H e 10.º I, e às 14.30h, no auditório da Escola Básica Professor José Buísel, os alunos do 8.º D, 9.º B e 9.º E. Três turmas do 3.º ciclo do ensino noturno participaram nas atividades de astronomia, que incluíram a observação telescópica da Lua e do planeta Vénus.

Prevê-se a realização pelo CCVL de ações neste âmbito dirigidas aos alunos da escola EB1 Major David Neto e Jardins de infância Major David Neto e Fojo para a segunda quinzena de Novembro.

As palestras e a observação astronómica “Do Infinitamente Pequeno ao Infinitamente Grande”  foram dinamizadas pelo Físico de Partículas e colaborador do CCVL, Manuel Rosa Martins, um excelente comunicador, que mobilizou o permanente interesse da assistência, em particular quando envolveu os alunos em atividades interativas.

Foram abordados temas no âmbito do Modelo do Big Bang e modelo-padrão da Física de Partículas, a partir do spectrum  eletromagnético, como a expansão do universo, supernovas e buracos negros, partículas subatómicas, produção de matéria nos “fornos estelares”, missões tripuladas e não tripuladas de exploração do espaço.

Pelo facto de integrarem os conteúdos das disciplinas de Biologia / Geologia, Ciências Naturais e Física / Química do 3.º ciclo e ensino secundário, estes temas serão alvo de articulação interdisciplinar e vertical entre ciclos.

Esta é uma notícia enviada pela professora Helena Tapadinhas, a quem se agradece.

Sem comentários:

Enviar um comentário