quinta-feira, 6 de junho de 2013

Apresentação do livro Educar Para a Verdade e a Virtude




Educar Para a Verdade e a Virtude (Afrontamento, 2013) é o título do livro de Rui Cunha, infelizmente falecido, mas que se recorda com saudade da sua passagem pela ESMTG como professor de Filosofia. 

O livro é um estudo sobre a filosofia da educação de John Locke, apresentado como um precursor da modernidade pedagógica, e baseia-se na tese de doutoramento que Rui Cunha se preparava para defender. 

O grupo de Filosofia da ESMTG não podia, pois, deixar de apresentar o livro não só aos colegas da ESMTG, mas à própria cidade de Portimão. Por isso organizou, em colaboração com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal de Portimão Manuel Teixeira Gomes (BMPMTG), uma sessão de apresentação desta obra de Rui Cunha. 

A apresentação teve lugar na passada sexta-feira, ao fim da tarde, na BMPMTG e esteve a cargo de Aires Almeida, assessor do grupo de Filosofia da ESMTG, contando também com a presença na mesa do diretor da ESMTG, Telmo Soares, e da anfitriã Dora Pereira, diretora da Biblioteca Municipal.

Merece registo a presença da mãe do autor, Fernanda Virgínia Cunha, que agradeceu, de forma tocante, a iniciativa, sublinhando que a ESMTG foi uma escola pela qual o seu filho teve um carinho especial.  

O livro e a pessoa de Rui Cunha merecem uma leitura atenta. Como professor, ele próprio foi um bom exemplo de alguém que educou para a verdade e a virtude. 

Sem comentários:

Enviar um comentário