sábado, 23 de fevereiro de 2013

XIV Conferência de Filosofia da Teixeira Gomes, com Dina Mendonça



Realizou-se no dia 22 de Fevereiro, pelo 14º ano consecutivo, mais uma conferência anual de filosofia: a XIV Conferência de Filosofia da Teixeira Gomes. Desta vez o tema foi a filosofia para crianças dos 3 aos... 90 anos de idade!

A conferencista, Dina Mendonça, investigadora do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, é doutorada em filosofia pela Universidade da Carolina do Sul (EUA) e mestre em filosofia para crianças, pela Universidade de Montclair (EUA), tendo estudado com Matthew Lipman e Ann Sharp, fundadores do programa Filosofia para Crianças. É ainda a fundadora da Associação Brincar a Pensar (www.brincarapensar.pt) e autora do livro Brincar a Pensar: Manual de Filosofia Para Crianças (Plátano, 2011).

A conferencista apresentou de forma muito viva e estimulante os princípios e metodologias da filosofia para crianças, que consiste em promover: 1) a pergunta como modo de abrir, problematizar e construir saberes; 2) a investigação criativa como modo de pensar a realidade individual e social; o debate participativo, aberto e fundamentado, como tarefa cognitiva; 4) a democracia, como forma de respeitar e diferenças; 5) o trabalho solidário e colaborativo, como modo de agir em educação; 6) e a resistência crítica frente a toda a forma de imposição.  

Os 34 assistentes, entre educadores e professores de várias disciplinas da nossa escola e de outras escolas, além de alguns alunos, não deram certamente por perdido seu tempo. Graças à conferencista, Dina Mendonça, a quem se agradece.

Sem comentários:

Enviar um comentário