domingo, 14 de outubro de 2012

Diversidade linguística e cultural na ESMTG



A nossa escola continua a evidenciar diversidade linguística e cultural, já que nela coexistem, no presente ano letivo, alunos de 21 nacionalidades, falantes de 12 línguas maternas. Esta variedade de nacionalidades, línguas e culturas, representada por 139 alunos, indica uma evolução positiva, consequência de uma política de inclusão e de integração, de respeito pela diferença e de defesa da diversidade cultural e linguística, que esta escola sempre defendeu ativamente. 

Prova disso é o Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro (GAAE) que, já no seu quinto ano de existência, tem sistematicamente desenvolvido atividades de mútuo conhecimento e de integração, tendentes a eliminar preconceitos e manifestações racistas, na defesa da diversidade. 

De acordo com os dados disponíveis e a análise dos processos dos alunos estrangeiros, tem-se verificado um aumento progressivo de alunos de outras nacionalidades, tendência que se inverteu, pela primeira vez, no presente ano letivo devido à obtenção da nacionalidade portuguesa por quase 50% dos alunos. É de referir, no entanto, que esses alunos e as suas famílias continuam a utilizar a sua língua materna como meio de comunicação em contexto familiar e a viver a sua cultura, como forma de não perderem a sua identidade pessoal e cultural.

Para mais detalhes consulte a tabela seguinte:
A coordenadora do GAAE: profª Conceição Veloso

Esta é uma notícia enviada pela professora Conceição Veloso.

Sem comentários:

Enviar um comentário