sexta-feira, 4 de maio de 2012

Visita de estudo a Sintra | 11.º N e 11.º O





No dia 27 de abril, os alunos das turmas N e O, do 11.º ano, realizaram uma visita de estudo a Sintra, no âmbito das disciplinas de Português e de História A. Os professores Iolanda Gastão (Português), José João Sousa (História A), Paulo Luís (História A) e Luís Salema (Latim A) acompanharam os alunos, nesta atividade.

Durante a manhã, realizou-se uma visita à vila, seguindo o trilho das palavras de Eça de Queirós, no romance Os Maias. O momento mais interessante deste percurso ocorreu junto ao palácio de Seteais, onde, auxiliados pelo guia, pudemos recordar a descrição do palácio da Pena, realizada pelo grande escritor português.

O palácio da Pena, visto, ao longe, durante a manhã, pôde ser apreciado por todos, numa visita guiada, que se realizou durante a tarde. Nessa visita, para além de ficarmos a conhecer melhor a estética compósita que caracteriza o palácio, descobrimos o significado simbólico de muitos elementos arquitetónicos  que o constituem. Houve, ainda, a oportunidade de observar o trabalho de restauro que estava a ser realizado, em algumas salas, e de nos deslumbrarmos com uma vista magnífica, sobre as regiões de Sintra, de Lisboa e da margem sul do Tejo, possibilitada pela localização privilegiada do palácio.

Durante a visita, os guias esclareceram as dúvidas colocadas pelos alunos e salientaram o interesse, a simpatia e a atenção do grupo. O passeio pelos jardins do palácio e pela vila de Sintra completou este dia de convívio e de aprendizagem.

O interesse dos alunos, a sua responsabilidade e a simpatia que sempre demonstraram, reconhecida pelos guias e pelos professores envolvidos nesta atividade, fizeram desta visita a Sintra uma excelente forma de cruzar saberes de diferentes áreas (Português, História A e Latim A) e de nos conhecermos melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário