sábado, 4 de fevereiro de 2012

Empreendedorismo e a Imigração

No âmbito do projeto Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro realizou-se mais uma ação em prol da sensibilização da comunidade escolar, para a temática da sessão levada a cabo no dia 1 de Fevereiro, no Auditório desta escola.

Esta sessão contou com a colaboração da representante do CLAII (Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante), sediada na Junta de Freguesia, assim como do Psicólogo da escola, Dr. Rodrigo Fragoso, para esclarecimentos e apresentação de dados referentes ao tema. Para além disso, participaram na atividade formandos que frequentam as aulas de PPT (Português Para Todos), em regime noturno, como exemplo do seu papel na área do empreendedorismo.

Foram convidadas turmas para assistirem à sessão de sensibilização, com o intuito de as alertar para situações do seu interesse, assim como limar preconceitos relativos ao mundo do trabalho e à problemática da imigração. Foi feita uma abordagem de forma lúdica e pedagógica, incluindo o visionamento de um pequeno filme documentando situações concretas de imigrantes a trabalhar no concelho de Portimão.

No início da atividade foi distribuído um inquérito quanto aos mitos sobre os imigrantes, dado que há "verdades" que se criam a partir de ideias feitas e aparentemente coerentes, sendo o resultado do mesmo o que se apresenta.

No final da sessão distribuiu-se uma ficha de avaliação da sessão, registando-se as seguintes respostas:

Avaliação



No cômputo geral esta sessão foi considerada muito positiva, havendo, porém, necessidade de mais algum tempo para cobrir alguns aspetos abordados com um pouco de mais profundidade.

A coordenadora do GAAE: Profª Conceição Veloso

Sem comentários:

Enviar um comentário