terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Alunos do 11.º M produzem curta-metragem no âmbito da disciplina de Alemão


«Luzes, câmara… ação!» - é um projeto/concurso apoiado e organizado pelo Instituto Alemão, para o qual os alunos do 11.º M, no âmbito da disciplina de Alemão, concorreram juntamente com mais escolas secundárias de outros países europeus, como Bélgica, Luxemburgo, França, Itália e Espanha. O objetivo deste projeto, para além da produção de uma curta-metragem, foca-se na aprendizagem da língua alemã, uma vez que os diálogos são obrigatoriamente feitos em alemão, promovendo a mesma língua. Conjugam-se assim dois aspetos: a aprendizagem da língua alemã e a aprendizagem do cinema.

Nesta 1.ª edição, o tema fundamental a que as curtas-metragens realizadas pelos concorrentes devem obedecer designa-se «Permitido/Proibido», entre outros critérios estipulados. Este projeto inovador conta com o apoio da Escola Superior de Cinema de Munique, na medida em que nos é oferecida a colaboração de uma estudante da mesma, Anna Maier, assim como todo o equipamento necessário para realizar uma curta-metragem com um certo profissionalismo.

Foi então na passada quinta-feira, 2 de fevereiro, que se iniciaram as filmagens da curta-metragem realizada pelos alunos de alemão do 11.º M, e orientadas pela estudante da Escola Superior de Cinema de Munique, Anna Maier, cuja localização se sucedeu entre a nossa escola e a área envolvente (incluindo a zona da Alameda). A história da curta-metragem centra-se numa aluna de origem árabe que, emigrando para um país europeu, irá descobrir traços da sua personalidade que até então desconhecia, levando-a a tomar atitudes que, embora culturalmente aceites pela civilização europeia, são reprováveis pela sua religião, gerando, desta forma, um conflito na personagem. A curta-metragem, apesar de ter como tempo máximo 3 minutos, estendeu-se até sexta-feira, 3 de fevereiro, onde se efetuou principalmente a edição, um processo fundamental par a a realização de qualquer filme.

A reação dos alunos envolvidos no projeto, assim como aqueles que puderam observar algumas cenas durante as filmagens, foi bastante positiva. Espera-se agora pelos resultados do concurso, no dia 1 de março, cujos prémios serão, em primeiro lugar, uma viagem a Munique, em segundo lugar 500 euros, e em terceiro lugar 300 euros. Contudo, seja qual for o resultado, a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes felicita a turma envolvida no concurso e deseja-lhe boa sorte.

Esta é uma notícia redigida pela aluna Carolina Reis, 11.º M.

Sem comentários:

Enviar um comentário