sábado, 30 de abril de 2011

Lançamento de livro na ESMTG


Na tarde de sexta-feira, dia 29 de Abril, a Biblioteca da ESMTG teve o prazer de receber o investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ligado ao Instituto Superior Técnico de Lisboa), Porfírio Silva, para fazer o lançamento do seu mais recente livro, intitulado Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais. O autor, que já tinha sido convidado para proferir a Conferência de Filosofia da Teixeira Gomes do ano passado, regressou agora para apresentar o resultado do seu trabalho e da sua reflexão filosófica acerca das ciências do artificial. O livro de Porfírio Silva despertou a interesse de cerca de quatro dezenas de alunos e professores, sobretudo daqueles especialmente interessados no tema da Inteligência Artificial. Após conversa com o autor, este autografou vários livros, tendo oferecido quatro exemplares à Biblioteca Escolar da ESMTG. 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CNO da ESMTG certifica competências de adultos

O CNO da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes não pára e, desta vez, certificou mais três adultos numa sessão de júri que se realizou no passado dia 7 de abril, na sala B22, do Bloco B.

Fátima Alves, Antonieta Pestana e Domingos Pestana foram os adultos que, perante o júri, apresentaram e defenderam os seus portefólios reflexivos sobre as aprendizagens realizadas ao longo de vários meses de trabalho.

Domingos Pestana concluiu a sua autobiografia com as seguintes palavras: ‹‹O meu primeiro contacto com o Centro Novas Oportunidades deu-se pela leitura jornalística e a escolha da ESMTG foi, por selecção natural, onde no ano escolar transacto concluí o Ensino Básico. A conclusão deste ciclo de ensino representa uma velha aspiração, frustrada por vicissitudes da vida, e que agora, em novo e diferente contexto, fortalece a auto-estima, transitando, assim, para este novo patamar, o Secundário, que espero não ser o último!››

O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes deseja aos adultos certificados felicidades pessoais e profissionais.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ESMTG participa no 4.º campeonato concelhio Cidade de Lagoa 2011

O núcleo de ténis de mesa da ESMTG participou no 4.º Campeonato Concelhio Cidade de Lagoa 2011. No total de todas as fases competitivas participaram 19 alunos da nossa escola, tendo ficado apuradas para a competição final 11 alunos. As competições finais realizaram-se no domingo, dia 17 de abril, no  Pavilhão Nobre da sede da Associação Os Amigos da Mexilhoeira da Carregação. Os melhores resultados obtidos pelos alunos da ESMTG foram os seguintes:
  • Alexandre Candeias - 1.º lugar, escalão C (16-20 anos)
  • Davide Shenxu - 1.º lugar, escalão B (11-15 anos)
  • Olex Styopin - 1.º lugar, escalão D (21-39 anos)
  • Sofia Shenxu - 2.º lugar feminino, escalão B (11-15 anos)

        Esta notícia foi enviada pelo professor Francisco Pereira.

        sábado, 16 de abril de 2011

        ESMTG participa no III Encontro de Desportos Gímnicos

        Patrícia Nobre e Inês Dias
        No passado dia 6 de abril, o grupo de desporto escolar da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes participou no 3.º Encontro do Desporto Escolar - ginástica acrobática e tumbling – que teve lugar em Loulé. 

        Embora todo o grupo – 11 alunos – esteja de parabéns, é de realçar o meritório 3.º lugar (par feminino) obtido pelas alunas Patrícia Nobre, do 12.ºA, e Inês Dias (Escola EB23 da Pedra Mourinha).

        Aproveitamos para convidar toda a comunidade escolar para o 2.º Sarau Gímnico, que terá lugar no próximo dia 28 de maio (sábado), no nosso pavilhão gimnodesportivo. Trata-se de uma organização conjunta das escolas secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, onde irão participar todos os ginastas destes dois núcleos de ginástica e ainda outras classes convidadas, oriundas de outras escolas do país.

        Esta é uma notícia enviada pela professora Isabel Frade.

        quarta-feira, 13 de abril de 2011

        ESMTG na imprensa

        O último número do jornal Postal do Algarve, publicado no dia 11 de Abril e distribuído juntamente com o jornal Público no dia seguinte, destaca elogiosamente a oferta da disciplina de Grego pela nossa escola, considerando-a um importante elemento diferenciador relativamente às escolas da região e não só.

        Clicar na imagem para ler

        segunda-feira, 11 de abril de 2011

        CNO da ESMTG certifica competências de adultos

        O Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes realizou, no dia 7 de abril de 2011, no auditório, mais uma sessão de júri para a certificação de competências de adultos. A sessão contou com a presença da avaliadora externa, Dra. Dulce Prates.

        Os adultos Carmen Sacramento, Lurdes Alves, Rui Sá e Paulo Pacheco fizeram a apresentação dos seus trabalhos que foram devidamente comentados e certificados pelo júri.



        Após a exposição oral do seu trabalho sobre o saxofone, o adulto Rui Sá fez uma demonstração prática do instrumento, proporcionando aos presentes uma oportunidade para apreciarem, ao vivo, a sua sonoridade.



        O CNO da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes deseja aos adultos certificados felicidades pessoais e profissionais.

        sexta-feira, 8 de abril de 2011

        Festa de Finalistas dos Cursos EFA

        Na passada noite de quarta feira, 6 de abril, a Escola Manuel Teixeira Gomes viveu mais um ponto alto. Decorreu no polivalente, em ambiente efusivo, a festa do 2.º período dos cursos EFA, tendo como principal atração a entrega dos diplomas de nível secundário a dezanove homenageados da turma B e a dois da turma C, assinalando o encerramento do seu percurso formativo. 

        Nos discursos honrosos do Diretor, professor Telmo Soares, do professor Glória Alves – coordenador com quem a turma B iniciou o seu percurso formativo – do professor Joaquim Troles e da atual coordenadora, professora Ana Carlos, ouviram-se palavras de felicitação e júbilo pelo desempenho dos formandos. Falaram ainda o mediador, professor Augusto Silva e a representante dos alunos da turma B, Paula Porfírio, que marcou o momento com uma mensagem fraterna dirigida a todos os colegas.
         
        Seguiu-se a supradita cerimónia de entrega dos diplomas aos adultos e jantar de confraternização com as restantes turmas. A música ao vivo de inspiração africana por um artista convidado contribuiu, também, para dar calor ao evento.
         
        Já após o encerramento da festa, os convivas saíram para a Praia da Rocha onde continuaram o convívio que muitas saudades deixará em cada um, findos mais de dois anos de cumplicidade na sala B12 da Teixeira Gomes.
         
        A não perder, a reportagem fotográfica do professor João Carlos Alves, sempre atento e generoso! As fotografias podem ser vistas na galeria de fotografias da escola.

        A todos, as maiores felicidades.

        Notícia da turma EFA_SEC_B (2009-2011), enviada pelo professor Augusto Silva.

        domingo, 3 de abril de 2011

        Grego, latim e outras histórias de saber e afeto


        No passado dia 29 de março, os alunos de grego, do 12.º ano, e de latim A, do 11.º ano, tiveram uma aula diferente. A convite do professor Luís Salema, e com o objetivo de estreitar as relações entre a nossa a escola e a Universidade do Algarve, deslocou-se à ESMTG a Professora Doutora Isabel Dias, docente na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

        Pela mão da Professora Isabel Dias, os alunos de grego ficaram a conhecer como se processa a descodificação de um texto antigo e de que forma esses textos têm despertado o interesse de muitos investigadores, ao longo dos séculos. De facto, a língua grega tem sido um importante veículo de saberes e é o idioma em que estão escritas algumas obras que se tornaram pilares importantes do pensamento e cultura ocidentais. No final do seminário, foram disponibilizados materiais escritos em grego, existentes na internet.

        Os alunos de latim A ficaram a conhecer as transformações do alfabeto latino e as diversas maneiras de escrever, ao longo dos séculos, em suportes distintos. Foi também referida a importância do latim, como língua de cultura, e a sua permanência, na atualidade.

        A Professora Isabel Dias, durante os dois seminários realizados, partilhou o seu saber e o seu afeto, mostrando a forma como se trabalham os textos antigos, área a que se tem dedicado, nos seus trabalhos de investigação, e contando algumas histórias resultantes da sua experiência como professora e investigadora.