quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"A palavra 'crise' vem do Grego"

"Os portugueses têm-se visto gregos para que Portugal não fique na situação da Grécia. Contudo, são gregos alguns dos melhores alicerces da nossa civilização: os  ideais de justiça, de liberdade, de sabedoria, de beleza e a invenção da democracia..."


O Projeto 999 Atividades, coordenado pelo professor Rui Lemos,  levou a cabo mais uma atividade e, desta vez, apresentou a verdadeira origem da palavra 'crise'. De facto, este foi o mote para uma sessão dinamizada pelo professor Luís Salema e que permitiu uma incursão pela história, língua e cultura do povo Helénico que, à semelhança do nosso, se vem debatendo pela sua sobrevivência económica e afirmação, enquanto estado membro de uma União Europeia, também ela enfrentando uma verdadeira crise.

A sessão realizou-se no passado dia 14, no Auditório da ESMTG,  onde, para além de vários docentes, aquele orador contou com a presença de muitos alunos dos 11.º e 12.º anos, tanto dos Cursos Científico-Humanísticos como dos Cursos Profissionais e que, de uma forma entusiasta, participaram na leitura de extratos da Ilíada e da Odisseia de Homero e aprenderam algumas palavras de grego moderno.

Mesmo que o motivo para difundir cultura seja a palavra crise, o Projeto 999 Atividades regista aqui a sua mais valia.

[Notícia enviada por Maria José Duarte, professora colaboradora no Projecto 999 Actividades]

Sem comentários:

Enviar um comentário