segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Encontro do Projeto Comenius – Femina



Decorreu na ESMTG, entre os dias 24 e 27 de outubro, o 1.º encontro do projeto Comenius Femina (Citoyenneté et égalité: La participation de la femme dans la société européenne depuis 1900), que contou com a presença de delegações de escolas de Salamanca - Espanha (escola coordenadora), Latina - Itália, Castres - França, Istambul - Turquia, Viena – Áustria, Iasi – Roménia e Portimão – Portugal.


O principal objetivo do projeto é estudar e divulgar os contributos femininos mais relevantes em diferentes domínios do conhecimento: ciências, literatura, arte, história, sociedade e desporto. Para atingir este objetivo, o projeto pretende reunir um conjunto de biografias das mulheres mais marcantes, bem como dos seus principais sucessos, no caminho da igualdade e dos direitos humanos. Estes perfis biográficos, acompanhados de atividades pedagógicas, serão reunidos num “Dicionário Biográfico”, que será construído e divulgado com recurso à plataforma e-twinning.


Durante as sessões de trabalho, foi possível selecionar o logótipo do projeto, a partir de trabalhos realizados pelos alunos das várias escolas; definir alguns critérios para a seleção de alunos participantes, bem como a metodologia de trabalho, em particular o formato dos produtos finais e os meios de divulgação dos resultados; fixar as metas a atingir até ao próximo encontro e as datas para a realização das restantes mobilidades, a realizar, neste ano letivo, em Itália e na Turquia.


O encontro foi complementado com visitas a locais marcantes do património cultural e natural do barlavento algarvio e com experiências gastronómicas muito apreciadas pelos presentes.

Notícia redigida pela Prof. Ana Gonzaga

Sem comentários:

Enviar um comentário