terça-feira, 17 de maio de 2011

Português Para Todos na ESMTG

O programa Português Para Todos está em aplicação na nossa escola desde o ano letivo de 2008/2009, havendo actualmente 3 turmas com um total de 90 formandos a frequentar 150 horas obrigatórias de formação. Existem 6 nacionalidades em cada turma, sendo os moldavos, ucranianos e os russos em maior número. Os restantes são oriundos do Senegal, Mali, Guiné-Konakri, Cazaquistão, Marrocos, Roménia e da Bretanha.

O programa Português Para Todos (PPT) é gerido pelo Alto Comissariado  para a Integração e Diálogo Intercultural (ACIDI) e visa o desenvolvimento de cursos de língua portuguesa e de cursos técnicos dirigidos à comunidade imigrante residente em Portugal. Estes cursos não têm custos para a população imigrante e são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.

Os cursos de língua portuguesa ministrados no âmbito deste programa  permitem a obtenção de uma certificação correspondente ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, dispensando a realização de provas comprovativas do conhecimento da língua portuguesa. Além disso, o aproveitamento no curso facilita o acesso à nacionalidade,  à autorização de residência permanente e/ou ao estatuto de residente de longa duração.

Esta é uma notícia enviada pela professora Conceição Veloso.

Sem comentários:

Enviar um comentário