quarta-feira, 4 de maio de 2011

Grupo de História organiza palestra sobre a revolução de Abril

Foi com enorme satisfação que a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes recebeu, no passado dia 29 de abril, o jornalista, Dr. Carlos Albino, a convite da professora Graça Ventura, em nome do Grupo de História, para proferir uma palestra sobre a revolução de abril - ‹‹Como era, o que se queria, quando se quis, porque passou a ser assim››.


Assistiram à palestra os alunos do 12.º e 11.º anos do curso de Línguas e Humanidades e vários docentes. Foi, sem dúvida, uma oportunidade para ouvir o testemunho na 1.ª pessoa de quem viveu intensamente o antes e pós revolução. Foi cativante a visão que nos traçou de um Portugal e do Algarve no campo sociológico, visto que permitiu a quem assistiu a esta palestra ter uma noção mais exata de como se vivia nesta altura, a forma como a PIDE perseguia os opositores ao regime e o terror em que os cidadãos viviam dada a falta de liberdades então existente. O orador salientou diversas vezes a palavra LIBERDADE com o objetivo de chamar a atenção dos jovens para o facto de que esta é um valor que deve ser salvaguardado e não tido como um dado adquirido.

O momento alto da palestra verificou-se quando o Dr. Carlos Albino relatou todo o trabalho realizado para que a senha “Grândola Vila Morena” passasse ao lápis azul da CENSURA, tendo esta sido o sinal que fez as tropas saírem dos quartéis e posto fim aos 48 anos de DITADURA.

O grupo de História agradece a disponibilidade do Dr. Carlos Albino bem como a de todos os participantes e à colega Ana Paula Santana que distribuiu, generosamente, aos presentes, um molho de cravos vermelhos.

Esta notícia foi enviada pelo professor Paulo Luís.

Sem comentários:

Enviar um comentário