domingo, 15 de maio de 2011

Acompanhamento de Crianças (Babysitting)

O grupo de Técnicas Especiais, integrado no Departamento de Expressões, organizou, uma vez mais, a atividade de acompanhamento de crianças, projeto idealizado pelo professor Filipe Esteves e dinamizado conjuntamente com os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância.

Pretendeu dar-se continuidade ao projeto iniciado em dezembro de 2009, prestando, uma vez mais, apoio aos professores e aos funcionários desta escola, acompanhando os seus filhos durante a época de reuniões. Proporcionou-se também uma oportunidade de desenvolvimento de competências consideradas fundamentais ao exercício da componente prática aos alunos do referido curso profissional.

Os formandos dinamizaram atividades lúdicas como dramatização, desenho, pintura, hora do conto, jogos didáticos, visualização de filmes, entoação de canções, assim como asseguraram a vigilância durante a refeição e a higiene, entre outras. Estas ações permitiram, ainda, desenvolver ações de quotidiano de modo a facilitar o processo de socialização, operacionalizar competências de intervenção educativa e criar relação afetiva e pedagógica com as crianças.

O acompanhamento de crianças (babysitting) teve novamente uma adesão considerável e o balanço foi bastante positivo, como se pôde verificar nas observações/sugestões do questionário preenchido pelos pais e também pela reflexão feita com os alunos.

Esta é uma notícia enviada pelo professor Filipe Esteves.

Sem comentários:

Enviar um comentário