domingo, 3 de abril de 2011

Grego, latim e outras histórias de saber e afeto


No passado dia 29 de março, os alunos de grego, do 12.º ano, e de latim A, do 11.º ano, tiveram uma aula diferente. A convite do professor Luís Salema, e com o objetivo de estreitar as relações entre a nossa a escola e a Universidade do Algarve, deslocou-se à ESMTG a Professora Doutora Isabel Dias, docente na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

Pela mão da Professora Isabel Dias, os alunos de grego ficaram a conhecer como se processa a descodificação de um texto antigo e de que forma esses textos têm despertado o interesse de muitos investigadores, ao longo dos séculos. De facto, a língua grega tem sido um importante veículo de saberes e é o idioma em que estão escritas algumas obras que se tornaram pilares importantes do pensamento e cultura ocidentais. No final do seminário, foram disponibilizados materiais escritos em grego, existentes na internet.

Os alunos de latim A ficaram a conhecer as transformações do alfabeto latino e as diversas maneiras de escrever, ao longo dos séculos, em suportes distintos. Foi também referida a importância do latim, como língua de cultura, e a sua permanência, na atualidade.

A Professora Isabel Dias, durante os dois seminários realizados, partilhou o seu saber e o seu afeto, mostrando a forma como se trabalham os textos antigos, área a que se tem dedicado, nos seus trabalhos de investigação, e contando algumas histórias resultantes da sua experiência como professora e investigadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário