quinta-feira, 31 de março de 2011

Festa Multicultural na ESMTG

Realizou-se no passado dia 25 de março mais uma edição da Festa Multicultural. Trata-se de uma iniciativa do Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro que aqui se destaca como um bom exemplo da escola inclusiva que nos orgulhamos de ser.

A festa, destinada a toda a comunidade escolar, contou com a participação de jovens alunos estrangeiros que frequentam a nossa escola, integrados nos diversos cursos que a mesma oferece e de alunos das três turmas de Português para Todos, adultos imigrantes que escolheram Portugal como país de acolhimento e que nos procuraram para aprender a língua portuguesa.

Constituindo-se para os alunos imigrantes, enquanto ato de aprofundamento da integração na comunidade, a Festa Multicultural cumpriu claramente os objetivos previstos.

A animação cultural esteve a cargo de vários agrupamentos culturais representativos da cultura dos diversos países de origem dos alunos. Na primeira parte do convívio estiveram presentes o grupo de ballet e de dança moderna da Associação Capela; a Associação de Capoeira de Faro a cargo do contramestre Betão, com uma demonstração de luta e a Associação S. Tomé e Príncipe, que apresentou danças típicas santomenses.

Finda esta primeira parte, o convívio continuou com um jantar no qual foi possível degustar especialidades, doces e salgadas, das várias comunidades. Seguiu-se a segunda parte do espetáculo com a participação do grupo A Doina, que apresentou danças da Moldávia, seguido pelo grupo de dança da Associação Cabo Verdiana e da Guiné - Bissau.

A representação portuguesa esteve a cargo do Grupo Coral de Portimão dirigido pelo maestro António Vinagre e do Rancho Folclórico da Ladeira do Vau.

Endereçados a todos os que através da participação e apoios tornaram possível mais uma realização deste evento, aqui ficam os sinceros agradecimentos da organização.

Esta é uma notícia enviada pelo professor Helder Gonçalves.

Sem comentários:

Enviar um comentário