domingo, 20 de março de 2011

Alunos do 12ºD organizam palestras sobre acessibilidades na cidade de Portimão

No passado dia 17 de março de 2011, no âmbito da disciplina de Área de Projeto, os alunos do 12.º D, Joana Portela, Beatriz Alexandre, Lara Varela, Márcia Duarte e João Cereja, responsáveis pelo projeto das acessibilidades para pessoas portadoras de deficiências motora e visual, Portimão: Uma Cidade para todos?, realizaram, na nossa escola, duas palestras com a Presidente, Dr.ª Ernestina, e com a Técnica de Orientação e Mobilidade, Dr.ª Andreia, da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal).

A palestra, intitulada “Braille e as Acessibilidades”, consistia em duas partes: numa primeira parte teórica, as representantes da ACAPO deram aos alunos e aos professores presentes pequenas noções sobre o braille e a bengala branca; numa segunda parte, houve diversas atividades práticas, entre elas o jogo do galo adaptado a pessoas com deficiência visual. Os alunos puderam, ainda, junto da Dr.ª Ernestina e da Dr.ª Andreia, pôr em prática o que tinham aprendido na palestra, como, por exemplo, escrever o seu nome em Braille e andar com a bengala branca de olhos vendados.

Os alunos responsáveis por esta atividade querem agradecer à Dr.ª Ernestina e à Dr.ª Andreia, que se disponibilizaram a colaborar nesta atividade e neste projeto, à Diretora de Turma, Prof. Graça Ventura, à Direção da Escola, que se prontificou a colaborar nesta iniciativa, e a todos os professores que participaram e, dessa forma, contribuíram para que estas as duas sessões e as atividades fossem um sucesso.

Os alunos querem agradecer, em especial, ao Professor Rui Barbosa, responsável pela disciplina de Área de Projeto, que, embora ausente por razões pessoais, nunca deixou de colaborar e trabalhar connosco para que este dia se pudesse concretizar e fosse um êxito.

Esta é uma notícia enviada pelos alunos do 12.º D.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho que realizaram. Desde a pertinência do tema à organização e dinamização da ação,a qualidade e o "profissionalismo" foram notáveis.
    Bem hajam, por este "ensaio sobre a cegueira".
    Maria da Graça Ventura

    ResponderEliminar