domingo, 9 de janeiro de 2011

Sessões de esclarecimento sobre o acordo ortográfico pelos alunos do 12.º E



Desde o início do ano letivo que um grupo de alunos do 12.º E tem vindo a implementar um conjunto de iniciativas para a divulgação do acordo ortográfico.

Após a afixação de cartazes, nas portas da escola, e a disponibilização online de um folheto, os alunos Anne Geerlings, Jessica Rosa e Mário Monteiro iniciaram, no dia 7 de janeiro, um conjunto de sessões de esclarecimento, dirigidas aos alunos das outras turmas da escola.

Cada sessão, com a duração aproximada de 20 minutos, dá a conhecer as principais alterações ortográficas introduzidas pelo acordo, ao nível da supressão de consoantes mudas, hifenização, acentuação gráfica e duplas grafias.

Na sessão, concebida no âmbito da área de projeto, foram explicados vários exemplos concretos que ilustram as regras. Cada um de nós terá, depois, de aprofundar o estudo e adotar, progressivamente, a nova norma ortográfica.

Ao longo do mês de janeiro, serão realizadas mais sessões, para todas as turmas interessadas. Estão previstas sessões para outros públicos, nomeadamente para os formandos do Centro Novas Oportunidades e para os encarregados de educação.

Recorde-se que está disponível, na página da escola, um folheto informativo sobre o acordo ortográfico, que pode ser descarregado para o computador e impresso. Em breve, será disponibilizado online um dossiê com informações úteis sobre as novas regras ortográficas.

No próximo ano letivo, a nova norma ortográfica entrará obrigatoriamente em vigor, nos estabelecimentos de ensino, conforme o preconizado pelo Ministério da Educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário