quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Encontro Nacional de Professores de Filosofia

O filósofo Stephen Law, sobre a existência de Deus e o problema do mal
Carlos Café, sobre o cinema na sala de aula
Alguns dos professores de Filosofia da ESMTG assistindo à comunicação de Stephen Law

Nos passados dias 10 e 11 de Setembro realizou-se no auditório do Museu Municipal de Portimão o 8º Encontro Nacional de Professores de Filosofia, que contou com o apoio activo da ESMTG, tendo o grupo de Filosofia desta escola colaborado na sua organização. Estes encontros são eventos de reconhecido mérito científico organizados anualmente pela Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF), e destinados a reunir a comunidade docente em torno de uma área ou combinação de áreas da Filosofia, facultando o intercâmbio de questões, ideias e práticas respeitantes a este ramo do saber, quer do ponto de vista da Filosofia enquanto disciplina académica, quer do ponto de vista didáctico-pedagógico. 

Além da ESMTG, o encontro foi apoiado também pela Câmara Municipal de Portimão (CMP), pela Direcção Regional de Educação do Algarve e pela Escola Secundária Poeta António Aleixo (ESPAA). Na mesa da sessão de abertura estiveram, por isso, presentes o presidente da CMP, o director regional de educação, o director da nossa escola, professor Telmo Soares, e o representante da direcção da ESPAA, além do presidente da SPF, professor doutor Ricardo Santos.

Foram apresentadas onze comunicações nas áreas centrais da ética, filosofia política e filosofia da religião, além da estética e da didáctica da filosofia. Entre os temas discutidos encontravam-se os seguintes: a existência de Deus, a igualdade de oportunidades, a tolerância, o relativismo moral e cultural, a eutanásia, a finalidade das penas, os direitos dos animais, a filosofia para crianças e a utilização do cinema nas aulas de filosofia. Destacamos duas comunicações, a do conhecido filósofo inglês Stephen Law, da Universidade de Londres (que teve tradução simultânea para português), sobre o problema do mal e a existência de Deus e a comunicação de Carlos Café, professor desta escola, sobre a utilização didáctica do cinema em filosofia.

A imprensa regional deu conta do evento, podendo a notícia ser lida aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário