segunda-feira, 14 de junho de 2010

CICLO DE PALESTRAS SOBRE MANUEL TEIXEIRA GOMES - A HISTÓRIA DE BÉJAIA


No dia do aniversário de Manuel Teixeira Gomes, a nossa escola esteve em festa. Os Teixeirinhas passearam-se pela cidade em bicicletas fantásticas, descobertas pelo Clube de História e recuperadas pelos alunos de Mecatrónica. Lançaram aos quatro ventos palavras soltas, frases que cruzaram o mar que nos liga a Béjaia.
Desta cidade veio o Prof. Djamil Aissan (Professor de Matemática da Universidade de Béjaia e Presidente da associação GEHIMAB), a convite do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, para nos contar a história de um dos mais importantes pólos culturais do Mediterrâneo da Idade Média. Proferiu uma palestra em francês (traduzida pela Prof.ª Antonieta Marques), na presença dos netos do nosso patrono (Dr. José Manuel Teixeira Gomes Pearce de Azevedo e D. Manuela Teixeira Gomes Callapez) e de um Teixeirinha que se fez acompanhar de uma jovem cabila, sobre a história de Bougie (nome da cidade que, após a independência da Argélia, foi mudado para Béjaia), antes de participar na apresentação da obra na qual colaborou – Manuel Teixeira Gomes, ofício de viver (Coordenada pela Prof.ª Maria da Graça Ventura, ed. Tinta da China).
No dia seguinte, a Prof.ª Graça Ventura trouxe de novo o Prof. Djamil à escola para conhecer os diferentes espaços – salas de aula, biblioteca e laboratórios. Como interlocutor fundamental no estabelecimento de contactos com a escola homónima de Béjaia, poderá esclarecer Mme Benabdelhak, a directora da escola argelina, sobre as características da ESMTG.  Ele ficou encantado com a recepção e com a qualidade da nossa escola e nós pelo privilégio de trazer pela primeira vez à nossa escola um professor argelino.

Esta é uma notícias enviada pela professora Graça Ventura

Sem comentários:

Enviar um comentário