sábado, 29 de maio de 2010

Projecto Web2Class: A ESMTG na Dinamarca



No âmbito do projecto Sócrates/Comenius Web2Class, os professores João Alves (coordenador do projecto), Luís Salema e Aires Almeida (membros da equipa da ESMTG) estiveram em Svendborg, na Dinamarca, para participar no encontro final do projecto, entre os dias 18 e 22 de Maio. A delegação portuguesa contou também com os alunos Vladislav e Alexei Buruian, ambos alunos imigrantes do 12º ano, que foram acolhidos por famílias e estudantes dinamarqueses.

Os alunos participaram em sessões de trabalho, dando a conhecer as actividades por eles desenvolvidas, cujo tema geral foi o das migrações. Essas sessões, que implicavam o uso das ferramentas web 2.0, decorreram no Svendborg Gymnasium & HF, a escola dinamarquesa que participou neste projecto, e no qual participaram ainda estabelecimentos de ensino da Grécia, da Alemanha, da Áustria, de Espanha, da Hungria e da Escócia.  A propósito de migrações, o professor  da Universidade do Sul da Dinamarca, Peter Seeberg, apresentou uma conferência sobre tendências e perspectivas recentes das migrações no contexto europeu. Formaram-se também pequenos grupos de alunos de diferentes países, com o objectivo de elaborar um produto final. Os resultados podem ser vistos aqui.

Os professores, por sua vez, fizeram o balanço e a avaliação do trabalho realizado ao longo dos dois anos do projecto, bem como o desenvolvimento da literacia digital em cada uma das escolas participantes. Pelo meio houve ainda tempo para uma visita guiada ao maior sistema de painéis solares para aquecimento de águas do mundo, na ilha de Ærø. No fim dos trabalhos realizou-se uma festa intercultural, em que os alunos de cada país deram a conhecer a todos os participantes alguns aspectos centrais da sua cultura, da gastronomia ao vestuário típico, passando pela música e danças populares.

A calorosa simpatia e hospitalidade dos anfitriões dinamarqueses (tanto da parte dos alunos como da parte dos professores e do director do Svendborg Gymnasium, Jesper Vildbrad) foram inexcedíveis, fazendo alunos e professores sentir-se como se estivessem em sua própria casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário