segunda-feira, 10 de maio de 2010

Elevador em funcionamento

Já se encontra a funcionar o elevador no Bloco B, que dá acesso à Biblioteca Escolar / Centro de Recursos, à sala de cinema e à sala de professores, além das salas de aula dos primeiro e segundo pisos desse bloco. A finalidade é facilitar a mobilidade de alunos, professores e funcionários da escola. Assim, alguns desses utentes dispõem de uma chave que lhes dá acesso directo ao elevador. Outras pessoas com o mesmo tipo de dificuldades e que frequentam menos o Bloco B, podem, sempre que necessitarem, solicitar o acesso ao elevador aos funcionários de apoio nesse bloco.

4 comentários:

  1. A ideia da construção do elevador no bloco b até que foi bem conseguida e decerto que irá facilitar bastante o acesso aos pisos superiores. Mas, e que é feito dos outros blocos? Apenas se colocou lá um elevador nesse bloco porque? dever-se-ia ter colocado nos restantes dois blocos (visto que o bloco c nao impoe dificuldades de locomoção). Como aluno desta escola, acho uma injustiça isso, mas que posso eu fazer?

    ResponderEliminar
  2. Olá, Fábio. É bom ver os alunos fazer aqui os seus comentários e dar opinião sobre a sua escola.

    Eu também acho (quem não concorda?) que devia haver elevadores em cada bloco. Mas é fácil ver por que razão só se colocou elevador nesse bloco: os recursos são limitados e não chegam para instalar elevadores em todos eles. Nem sempre se pode fazer tudo que se gostaria.

    Perante isso, o que será mais razoável? Não instalar qualquer elevador? Como se costuma dizer, o óptimo é inimigo do bom: querer tudo ao mesmo tempo pode impedir-nos de, ao menos, termos alguma coisa. Assim, considero que é muito melhor ter um elevador do que não ter nenhum. É, contudo, importante melhorar aos poucos as acessibilidades na escola.

    Tendo dinheiro para instalar apenas um elevador, o que é importante é fazê-lo onde parece mais justificado. Ora, onde ele faz mais falta é mesmo no bloco b, que é onde se concentram os equipamentos mais utilizados por praticamente toda a comunidade escolar, tendo em conta que os alunos com dificuldades de mobilidade têm normalmente aulas nos pisos térreos dos outros blocos e não necessitam de elevador. Parece-me, portanto, completamente justo e acertado instalar o elevador no bloco b.

    Não podemos encarar o elevador como um luxo para todos, mas como uma necessidade para alguns. O que achas?

    ResponderEliminar
  3. Ooops, enganei-me. Onde se lê:

    «É, contudo, importante melhorar aos poucos as acessibilidades na escola.»

    devia ler-se antes:

    «É, POIS, importante melhorar aos poucos as acessibilidades na escola.»

    Aquele «contudo» não estava bem naquele contexto.

    ResponderEliminar
  4. Nos dias que correm, é bom ler comentários de um aluno e de um colega (que muito prezo)e, em liberdade, poder discordar de ambos.

    A minha opinião sobre a construção e existência do elevador no Bloco B e a reivindicação de elevadores para os outros blocos, é a seguinte:

    1 - Como até aqui, deverá continuar a atribuir-se, a todas as pessoas com dificuldades motoras, espaços de trabalho nos pisos inferiores - solução que respeita o direito à diferença.

    2 - Existem actualmente soluções de engenharia e arquitectura mais económicas que estão a ser implementadas nalgumas escolas com as características físicas da nossa que dispensam este tipo de despesa pública e que são bastante práticas e absolutamente inclusivas.

    3 - Os recursos existentes no piso superior, deveriam ser deslocados para zonas de acesso mais simples - solução + económica.


    Para concluir, sugiro que se divulgue a taxa de utilização daquele equipamento, bem como os custos de manutenção e implicações ambientais, pois será uma forma isenta de ratificar esta opinião que aliás sempre tive.

    ResponderEliminar