sábado, 30 de maio de 2009

Revista «Instantes»

No dia 27 de Maio, aquando da comemoração do Dia do Patrono, foi lançado o segundo número da revista «Instantes», coordenada pela equipa da Biblioteca Escolar. A publicação contou com a colaboração de cerca de sessenta redactores, entre alunos, professores e auxiliares de acção educativa. Participaram, ainda, a Associação de Pais e a Câmara Municipal de Portimão, com um artigo assinado pelo seu presidente, Dr. Manuel da Luz.

A revista constitui um repositório das muitas actividades que se realizam na escola e, para além disso, revela o gosto que muitos alunos mostram pela escrita e pela leitura.

A sessão de lançamento da revista contou com a presença de familiares directos de Manuel Teixeira Gomes que, pelo segundo ano consecutivo, honraram a escola com a sua presença, neste dia festivo.

De salientar, também, a presença do Dr. José Alberto Quaresma, comissário para as comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, que abriu a sessão, traçando um perfil do nosso patrono e do vasto leque de iniciativas previsto para o próximo ano.

A sessão terminou com a entrega dos prémios aos vencedores do concurso literário «Quem conta um conto..», dinamizado pela equipa da BE/CRE. Foram, ainda, entregues os prémios relativos a um outro concurso literário e de ilustração, realizado no âmbito da Área de Projecto, sobre a problemática da SIDA.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Storytellers

Parafraseando o título de uma das mais emblemáticas obras de Pablo Neruda, teve lugar no Dia do Patrono – 27 de Maio – às 9:00 horas, no auditório, a actividade «Storytellers» que incluiu, para além de três contos, quatro poemas e uma canção que, a pedido do público, foi cantada duas vezes.
Tratou-se de um pequeno apontamento, decorrente dos conteúdos programáticos – O mundo da comunicação e a leitura extensiva – abordados no 2.º período, no 10.º ano, na disciplina de Inglês.
Do programa constaram três trabalhos sobre dois contos de Roald Dahl: The Landlady (Daniela Leote e Helena Campos) e The Way Up To Heaven (Inês Metello e Viktoryia Nestserava) e um conto de Stephen King – Quitters, Inc. (Iúri Cordas e João Costa). Os poemas, de autores Anglo-Americanos, foram declamados pelos alunos Pedro Santos (Superman de John Updike), Sofia Santos (The Oompa-Loopas’ Song), extraído da obra de Roald Dahl, Charlie e a Fábrica de Chocolate, Inês Botelho (Pollution de Tom Lehrer) e Ricardo Jorge The Loch Ness Monster’s Song de Edwin Morgan. Estes trabalhos podem ser vistos na plataforma de e-learning.
Finalmente, e para encerrar o espectáculo, a canção de Pete Seeger Where Have All The Flowers Gone? (versão de Joan Baez), interpretada pela professora Ana Costa e pela aluna Natalie Ribeiro, acompanhadas à viola pelo professor Filipe Ventura.

Esta é uma notícia enviada pela professora Ana Costa, a quem se agradece.

Visita de Estudo a Lisboa e Óbidos

No âmbito das actividades do Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro realizou-se, no dia 26 de Maio, uma visita de estudo a Lisboa (zona de Belém) e Óbidos com alunos de várias turmas. Com o objectivo de proporcionar uma articulação com outras entidades locais (CLAII e Associação CAPELA), foram integrados na visita elementos destas instituições.
Foram visitados, em Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão das Descobertas e a Torre de Belém. Em Óbidos, optou-se por apreciar o casto histórico da vila e saborear a ginjinha num copo de chocolate.
A visita de estudo decorreu num ambiente de boa disposição e, de acordo com os resultados de um questionário distribuído, atingiu os objectivos a que se tinha proposto.
Um especial agradecimento ao professor Orlando Costa pela sua alegria e apoio.

Esta notícia foi enviada pela professora Conceição Veloso, a quem se agradece.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

CNO: certificação de equivalência ao 12º ano

No dia 26 de Maio realizaram-se as primeiras sessões de Júri para certificação de equivalência ao 12.º ano.

O júri, composto pelas duas profissionais de RVC, Sandra Cristina e Maria de Lurdes Segurado, pelos formadores Ana Bernardes (Cidadania e Profissionalidade), Hélder Gonçalves (Cultura, Língua e Comunicação) e José Eduardo Cardoso (Sociedade, Tecnologia e Ciência) e presidido pela avaliadora externa Dr.ª Alexandra Rodrigues, procedeu à certificação de nove adultos; quatro na sessão da manhã e cinco na sessão da noite.

Estiveram presentes, além da Directora e do Coordenador do CNO, alguns representantes de estruturas pedagógicas da ESMTG: Coordenadores de Departamento, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Executivo, bem como alguns professores da escola e adultos em processo no centro.

Esta sessão pública, na qual os adultos foram os protagonistas, constituiu também uma oportunidade para que a comunidade escolar tomasse conhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo centro.


Esta notícia foi enviada por José António Glória Alves, a quem se agradece.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Alunos de Informática da ESMTG ficam em 2.º lugar na primeira edição do ToPAS Sul

Os alunos Tiago Martins, Tobias Cintrão e Lucas Craveiro, do 10.º ano, da Turma L, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, participaram, no dia 15 de Maio de 2009, na primeira edição do Torneio de Programação para Alunos do Secundário (ToPAS), organizada pelo Departamento de Engenharia Electrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.
O ToPAS visa promover o interesse pela programação entre os alunos do ensino secundário. É um concurso de programação semelhante às conhecidas Olimpíadas de Nacionais de Informática e aos concursos ACM ICPC (Association for Computing Machinery - International Collegiate Programming Contest). A iniciativa começou na Universidade do Porto e este ano foi também disputada na Universidade do Algarve com o mesmo conjunto de problemas, à mesma hora, mas num concurso diferente, com classificação à parte. O concurso foi denominado ToPAS Sul para o distinguir do ToPAS original, que é o ToPAS DCC do Departamento de Ciências da Computação da Universidade do Porto.
Os alunos, acompanhados pelo professor Rogério Campos, foram distinguidos com as medalhas de 2.º lugar pelos professores Pedro Guerreiro e Noélia Correia, do Departamento de Engenharia Electrónica e Informática, da Universidade do Algarve.

Esta é uma notícia enviada pelo professor Rogério Campos, a quem se agradece.

Visita à exposição "Gosto de Mulheres"

Os alunos das turmas 10 K (Profissional de gestão de equipamentos informáticos) e 10 Q (Línguas e Humanidades) realizaram uma visita de estudo guiada à Galeria Arade, para apreciarem a exposição subordinada ao tema "Gosto de Mulheres". A visita foi organizada e acompanhada pela professora de Inglês, Emília Rosendo.

Nesta exposição, comissariada por Maria Barroso, estavam em exibição obras de escultura, pintura, vídeo, fotografia, design de moda e instalações de alguns dos mais destacados artistas portugueses, desde Josefa de Óbidos a Paula Rego, passando por Julião Sarmento e Joana Vasconcelos. Havia também desenhos satíricos de José Vilhenha e caricaturas do cartonista António, além de vestidos de Fátima Lopes e Ana Salazar, e até poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Natália Correia, evocando sempre o universo feminino.
Os alunos irão agora redigir um pequeno texto, em inglês, sobre o que viram e sobre a obra que mais os despertou.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

«Os Lusíadas» manuscritos

Durante a Semana da Leitura, solicitou-se a cada aluno que copiasse uma estrofe d' «Os Lusíadas», de Luís de Camões. Ao longo dessa semana, os alunos e muitos docentes participaram nesta iniciativa, organizada pela equipa da Biblioteca Escolar. Com o objectivo de divulgar a obra do grande épico português e de fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, todos se esmeraram nessa tarefa.

Algumas das mais de mil estrofes copiadas encontram-se, agora, expostas no Bloco B. Não sendo possível expor todo o trabalho, a equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos o contributo dado para a concretização desta iniciativa.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A ESMTG elege novo Director

O Conselho Geral Transitório da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes reuniu ontem, dia 19 de Maio, para, entre os dois candidatos mais votados no primeiro escrutínio, eleger o Director desta escola. Após a contagem dos votos expressos, foi eleito o candidato Telmo Soares, professor do grupo de Física e Química.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 75/2008, ao Director é confiada a gestão administrativa, financeira e pedagógica. Preside, pois, ao conselho pedagógico e designa os coordenadores dos departamentos curriculares, principais estruturas de coordenação e supervisão pedagógica.

O Director tomará posse perante o Conselho Geral nos 30 dias subsequentes à homologação dos resultados eleitorais pelo Director Regional de Educação.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Os alunos do 12.º J e K (CEF – Técnico Auxiliar de Educadores de Infância) e do 12.º M (CEF – Mecânica) deslocaram-se a Lisboa para uma visita de estudo nos dias 11 e 12 de Maio. Foram feitas visitas aos Museus da Criança, dos Jerónimos, da Electricidade e da Mecânica. Os alunos do curso Técnico Auxiliar de Infância visitaram ainda os Parques de Serafina e do Alvito.

Se a consolidação dos conteúdos programáticos e o contacto com espaços e equipamentos reais constituíram os objectivos essenciais desta visita de estudo, a transdisciplinaridade, a socialização entre as turmas destes cursos e a descoberta de novos horizontes culturais e sociais foram desígnios igualmente importantes.

sábado, 16 de maio de 2009

Teatro da Caverna participa na mostra de teatro escolar no Teatro das Figuras

O grupo de teatro da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes – Teatro da Caverna – foi seleccionado para participar na primeira mostra de teatro escolar no Teatro das Figuras, em Faro, uma das mais importantes salas do Algarve. Esta mostra, que decorreu entre os dias 12 e 14 de Maio, contou com a presença de seis grupos de teatro escolar, após uma selecção feita entre os 20 grupos que se candidataram.
O grupo de teatro da nossa escola apresentou, no dia 14 de Maio, a peça «A Arca» perante uma plateia quase esgotada de alunos e professores de várias escolas. Pelas reacções ao longo do espectáculo e principalmente pelo aplauso no final do mesmo, ficou bem patente o agrado que a actuação causou entre o público. O grupo de teatro da ESMTG está, mais uma vez, de parabéns.

Para ver mais fotografias sobre o grupo Teatro da Caverna, clique aqui.

Energias do Futuro

No âmbito do trabalho desenvolvido pelo Projecto Casa da Ciência e da Tecnologia, a Sala das Energias Renováveis contou com a colaboração dos alunos das salas de Electrónica, Electricidade, Robótica e Informática, no sentido de demonstrarem o funcionamento de um carro movido a hidrogénio.
Estes alunos participaram no Fórum Nacional para a Qualificação – Escolhas com Futuro, realizado na Batalha.
A energia solar, depois de transformada em energia eléctrica, faz a electrólise da água, isto é, separa-se o hidrogénio do oxigénio, as duas substâncias elementares que compõem a água. Da oxidação/combustão do hidrogénio armazenado no depósito do carro forma-se novamente a água e a energia que o faz mover.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Alunos do 9.ºA fazem «Rota da Cortiça».

No dia 19 de Fevereiro de 2009, as professoras, Elsa Oliveira e Ana Paula Candeias, respectivamente das disciplinas de Práticas de Secretariado e de Língua Portuguesa, propuseram aos seus alunos do 9.º ano, Turma A, do CEF, uma visita de estudo que consideraram muito benéfica, atendendo as suas vertentes cultural e ambiental. A referida visita, que teve a vantagem de ser guiada para que nenhum pormenor passasse em claro, denominou-se a «Rota da Cortiça».
Para além da visita ao Museu do Trajo, em S. Brás de Alportel, o programa da mesma incluiu uma passagem pelos «Montes dos Marafados», onde foram explicados pormenores relacionados com a produção da cortiça. Seguiu-se uma visita a duas fábricas de cortiça em plena laboração: uma de técnica ainda artesanal e outra apetrechada com tecnologia de ponta, utilizando processos de produção evoluídos.
A presença de um monitor desportivo proporcionou ainda uma oportunidade para a prática de desportos radicais, tais como o tiro com arco, o uso da zarabatana e o divertido paint-ball.
A visita de estudo foi considerada enriquecedora por alunos e professores, valorizando culturalmente os que nela participaram.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Alunos da ESMTG participam em colóquio sobre África

Sob a coordenação da professora Graça Ventura, decorreu entre os dias 5 e 9 de Maio, no TEMPO, um colóquio dedicado ao tema «Memórias de África I». O evento foi promovido pelo Instituto de Cultura Ibero-Atlântica e contou com a presença de figuras de relevo ligadas ao mundo da cultura dos vários países representados: Angola, Moçambique, S. Tomé e Portugal.

O secretariado do colóquio foi constituído por cinco alunos de Antropologia do 12.º E: Ana Lourenço, Ana Sofia Pereira, Hafid Olmos, Mónica Arsénio e Xana Jackson. Para além de se ter proporcionado uma experiência estimulante a estes alunos, esta foi uma forma de associar a nossa escola a um evento científico de carácter internacional.

Esta é uma notícia enviada pela professora Graça Ventura, a quem se agradece.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Futuro(s) com sucesso



De 28 a 30 de Abril, decorreu, no Portimão Arena, a Feira Educativa - Portimão 2009. Visando três grandes objectivos, nomeadamente, proporcionar orientação pedagógica para os alunos e famílias, dar a conhecer exemplos de boas práticas, em termos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior, e envolver a comunidade educativa nos inúmeros projectos de índole multidisciplinar, esta iniciativa contou com mais de 3000 visitantes presenciais.

O evento surgiu de uma iniciativa conjunta das duas escolas secundárias do concelho, sendo a sua organização da responsabilidade da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. A participação da grande maioria das escolas do município de Portimão bem como o apoio da Câmara Municipal, em particular da Divisão de Educação, tornaram esta feira um momento único na história da educação deste concelho.

No espaço da feira, estiveram representadas cerca de três dezenas de instituições ligadas ao ensino e à formação profissional. Para além de estabelecimentos de ensino do pré-escolar, públicos e privados, a feira contou com a presença dos agrupamentos de escolas da cidade, com a participação da Universidade do Algarve, do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio - Pediatria e da Escola de Música Joly Braga Santos. De assinalar, ainda, a presença do Turismo de Portugal, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e da Direcção Regional de Educação do Algarve.

Durante a feira, as duas escolas secundárias da cidade divulgaram a sua oferta formativa, através de sessões preparadas para os alunos do 9.º ano de escolaridade, estendendo esta divulgação aos concelhos limítrofes, convidados para o efeito. As diferentes instituições mostraram algumas das suas actividades e expuseram trabalhos, divulgando, assim, exemplos de práticas inovadoras. A feira contou com um vasto programa de actividades culturais, e recreativas que incluiu conferências, aulas abertas, espectáculos musicais, teatro, projecção de filmes e manifestações desportivas. A presença de muitos alunos e de muitos professores garantiu a animação de um espaço que se revelou acolhedor e adequado à realização do evento.

Para além das visitas presenciais, foi possível realizar uma visita virtual ao espaço da feira: a nossa escola disponibilizou, via web, o acompanhamento, em directo, da grande maioria das actividades que lá se realizaram. O empenho demonstrado por todos os intervenientes foi a chave para o sucesso de uma iniciativa que, certamente, terá Futuro.

Para ver mais fotografias sobre a Feira Educativa, clique aqui.

Jantar de alunos e ex-alunos da ESMTG

Têm saudades dos velhos tempos de escola? Daqueles amigos que também só viam na escola?
Então venham comemorar os 25 anos da Escola Manuel Teixeira Gomes em grande.

A associação de estudantes da ESMTG tem o prazer de organizar um jantar de alunos e ex-alunos. Se estás interessado em participar inscreve-te. Envia-nos um email com o teu nome, contacto telefónico e e-mail para aeesmtg@gmail.com ou passa na tua AE e deixa-nos os teus dados. Se estiveres interessado em saber a ementa podes sempre consultá-la (ementa). Não percas esta oportunidade de relembrar os velhos tempos com os velhos amigos.

As inscrições terminam no dia 20 de Maio.
O jantar terá lugar no polivalente, pelas 20h30m, e terá o custo de 10€ por pessoa .
Mais se informa que logo a seguir haverá uma after party no sasha beach club para quem se quiser continuar a divertir.

Feira da Saúde

Nos dias 7 e 8 de Maio de 2009, decorreu na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes uma «Feira da Saúde», organizada pelo Projecto Educar para a Saúde em colaboração com as professoras Amélia Flor e Teresa Pedro.

Nesta iniciativa colaboraram vários grupos de alunos do 12ºano, das turmas A, D, E e F, apresentando os seus trabalhos à comunidade escolar. Estes projectos abordaram temáticas diversificadas e igualmente importantes: anorexia, bulimia, dependências, obesidade, sida, violência no namoro e ainda as condições do Hospital do Barlavento Algarvio.

Não foram esquecidos nesta feira os rastreios ao colesterol, à diabetes, ao índice de massa corporal, à tensão arterial e à visão.

Uma actividade igualmente importante foi a apresentação do Projecto Daphnia, do Visionarium dinamizada pela professora Amália Duarte, que consiste em observar os efeitos do álcool, da cafeína, da droga e do tabaco no ritmo cardíaco.

O objectivo desta feira foi alertar a população escolar para a prevenção de comportamentos de risco.

Uma alimentação saudável, a prática de exercício físico, o dizer não às dependências, a importância da utilização do preservativo e o combate à discriminação de portadores do vírus HIV, foram algumas mensagens que pretendemos deixar à comunidade escolar.

Fica aqui um agradecimento a todos os que contribuíram para que esta feira fosse possível nomeadamente alunos, professores, funcionários, técnicos de saúde e às várias entidades que colaboraram connosco: Farmácia Rosa Nunes, Óptica Belo Horizonte, Livraria Clepsidra e ao Centro de Saúde Escolar de Portimão

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Casa da Ciência e da Tecnologia na Finlândia

No âmbito do projecto «ENO ENVORIENTAL PROJECT» deslocaram-se à Finlândia as professoras responsáveis pela Casa da Ciência e Tecnologia, bem como a responsável da sala «A brincar a brincar» e duas alunas do curso CEF de acompanhamento de crianças, que se encontram a acompanhar este projecto há já dois anos.
Esta participação foi integrada num encontro de ENO escolas que se realiza anualmente e tem como grande objectivo partilhar experiências dos parceiros online, que se apresentaram em Joeensuu a fim de participar na SCIFEST da cidade.
A experiência foi gratificante e enriquecedora para todos os participantes; as alunas que tiveram o privilégio de se deslocar a este pais tão diferente do nosso, terão em breve oportunidade de partilhar com as colegas de turma as suas «aventuras», de onde se destaca o encontro com o último homem a pisar a lua, integrado na missão «Apolo17» (como a fotografia testemunha) bem como os conhecimentos adquiridos ao longo da semana de «formação integral» de que foram alvo.

Esta é uma notícia enviada pelas professoras responsáveis pelo projecto Casa da Ciência e da Tecnologia, a quem se agradece.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ecos da Feira Educativa de Portimão


A Feira Educativa de Portimão foi o acontecimento da semana passada. Dado o sucesso da iniciativa -- em que a nossa escola teve um papel preponderante, em particular a equipa DOC-PIE, liderada pela incansável professora Maria José --, tudo leva a crer que este evento entrou definitivamente no mapa dos grandes momentos anuais relacionados com a educação na cidade de Portimão.

Além do reconhecimento institucional e de uma apreciável afluência de público, muitas das actividades foram seguidas em directo pela Internet: o número de visitas ao webstream que transmitia o que se passava na feira (uma ideia muito interessante) foi superior a três mil.

Também os órgãos de comunicação regionais estiveram atentos ao que se passou. Para se ter uma ideia, pode-se ver nos sítios dos jornais Região Sul, o barlavento, Canal Sul, Jornal de Portimão e da publicação Algarve Repórter.

Para quem quiser ver o depoimento pessoal de um simples colaborador desta escola sobre a sua pequena intervenção, deixo também aqui a ligação.