segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Projecto Web2Class: a ESMTG recebe professores de 6 países europeus


No âmbito das actividades do projecto Web2Class, a ESMTG recebeu um grupo de 17 professores, oriundos de escolas da Alemanha, da Áustria, da Dinamarca, de Espanha, da Grécia e da Hungria.

Este encontro, que decorreu de 21 a 24 de Outubro, insere-se numa parceria internacional Sócrates / PROALV – Aprendizagem ao Longo da Vida. O projecto, coordenado, na nossa escola, pelo professor João Carlos Alves, visa a utilização de várias ferramentas informáticas, em contexto de sala de aula. Durante o encontro, fez-se um balanço do primeiro ano do projecto e traçou-se a planificação das actividades para o ano lectivo de 2009/2010. Ao longo do ano, pretende-se abordar a temática do multiculturalismo, recorrendo às ferramentas da web 2.0, e desenvolver a literacia digital dos alunos. Os produtos finais serão apresentados na última reunião do projecto, no mês de Maio, em Svendborg, na Dinamarca. Este encontro contará com a presença de dois alunos de cada uma das escolas intervenientes no projecto.

Para além das sessões de trabalho, que decorreram na nossa escola, o programa deste encontro, organizado pelos professores João Carlos Alves, Aires Almeida e Luís Salema, contou com uma visita às instalações da nossa escola, com a recepção aos professores, realizada pelo Director, com um almoço na cantina e com um espectáculo de poesia, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Os professores envolvidos no projecto foram recebidos pelo edil de Portimão, Dr. Manuel da Luz, na Câmara Municipal, visitaram a Fortaleza de Sagres, o Cabo de S. Vicente e o Museu Municipal de Portimão.

As diversas actividades realizadas e as sessões de trabalho foram, sem dúvida, uma das melhores formas de celebrar o multiculturalismo, tema aglutinador do projecto. A próxima mobilidade do projecto será em Janeiro de 2010.

A equipa do projecto, na ESMTG, constituída pelos professores já referidos, agradece o apoio dado pela Direcção da escola, em especial pelos professores Telmo Soares, Ana Candeias, Raquel Santos e Mário Nogueira e também pelos Assistentes Operacionais, em especial a sua chefe, Rosa Frieza.

Sem comentários:

Enviar um comentário