segunda-feira, 11 de maio de 2009

Futuro(s) com sucesso



De 28 a 30 de Abril, decorreu, no Portimão Arena, a Feira Educativa - Portimão 2009. Visando três grandes objectivos, nomeadamente, proporcionar orientação pedagógica para os alunos e famílias, dar a conhecer exemplos de boas práticas, em termos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior, e envolver a comunidade educativa nos inúmeros projectos de índole multidisciplinar, esta iniciativa contou com mais de 3000 visitantes presenciais.

O evento surgiu de uma iniciativa conjunta das duas escolas secundárias do concelho, sendo a sua organização da responsabilidade da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. A participação da grande maioria das escolas do município de Portimão bem como o apoio da Câmara Municipal, em particular da Divisão de Educação, tornaram esta feira um momento único na história da educação deste concelho.

No espaço da feira, estiveram representadas cerca de três dezenas de instituições ligadas ao ensino e à formação profissional. Para além de estabelecimentos de ensino do pré-escolar, públicos e privados, a feira contou com a presença dos agrupamentos de escolas da cidade, com a participação da Universidade do Algarve, do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio - Pediatria e da Escola de Música Joly Braga Santos. De assinalar, ainda, a presença do Turismo de Portugal, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e da Direcção Regional de Educação do Algarve.

Durante a feira, as duas escolas secundárias da cidade divulgaram a sua oferta formativa, através de sessões preparadas para os alunos do 9.º ano de escolaridade, estendendo esta divulgação aos concelhos limítrofes, convidados para o efeito. As diferentes instituições mostraram algumas das suas actividades e expuseram trabalhos, divulgando, assim, exemplos de práticas inovadoras. A feira contou com um vasto programa de actividades culturais, e recreativas que incluiu conferências, aulas abertas, espectáculos musicais, teatro, projecção de filmes e manifestações desportivas. A presença de muitos alunos e de muitos professores garantiu a animação de um espaço que se revelou acolhedor e adequado à realização do evento.

Para além das visitas presenciais, foi possível realizar uma visita virtual ao espaço da feira: a nossa escola disponibilizou, via web, o acompanhamento, em directo, da grande maioria das actividades que lá se realizaram. O empenho demonstrado por todos os intervenientes foi a chave para o sucesso de uma iniciativa que, certamente, terá Futuro.

Para ver mais fotografias sobre a Feira Educativa, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário