segunda-feira, 11 de maio de 2009

Feira da Saúde

Nos dias 7 e 8 de Maio de 2009, decorreu na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes uma «Feira da Saúde», organizada pelo Projecto Educar para a Saúde em colaboração com as professoras Amélia Flor e Teresa Pedro.

Nesta iniciativa colaboraram vários grupos de alunos do 12ºano, das turmas A, D, E e F, apresentando os seus trabalhos à comunidade escolar. Estes projectos abordaram temáticas diversificadas e igualmente importantes: anorexia, bulimia, dependências, obesidade, sida, violência no namoro e ainda as condições do Hospital do Barlavento Algarvio.

Não foram esquecidos nesta feira os rastreios ao colesterol, à diabetes, ao índice de massa corporal, à tensão arterial e à visão.

Uma actividade igualmente importante foi a apresentação do Projecto Daphnia, do Visionarium dinamizada pela professora Amália Duarte, que consiste em observar os efeitos do álcool, da cafeína, da droga e do tabaco no ritmo cardíaco.

O objectivo desta feira foi alertar a população escolar para a prevenção de comportamentos de risco.

Uma alimentação saudável, a prática de exercício físico, o dizer não às dependências, a importância da utilização do preservativo e o combate à discriminação de portadores do vírus HIV, foram algumas mensagens que pretendemos deixar à comunidade escolar.

Fica aqui um agradecimento a todos os que contribuíram para que esta feira fosse possível nomeadamente alunos, professores, funcionários, técnicos de saúde e às várias entidades que colaboraram connosco: Farmácia Rosa Nunes, Óptica Belo Horizonte, Livraria Clepsidra e ao Centro de Saúde Escolar de Portimão

1 comentário:

  1. Sem dúvida outra grande iniciativa!
    Fiquei com a confirmação de que caminhar é preciso! A saúde não tem preço e a enorme gratidão de quem tem estado responsável pela gestão na nossa escola não tem palavras. Um beijinho às colegas e aos alunos que organizaram esta feira da saúde.

    ResponderEliminar