sexta-feira, 10 de abril de 2009

Projecto CUORE – 2.º Encontro do Projecto – IASI, Roménia

O 2.º encontro CUORE realizou-se entre 23 e 28 de Março de 2009, em Iasi, cidade universitária, capital da Moldávia Romena.
Encontrámos um país ainda com um longo caminho a vencer, mas com grande determinação em fazê-lo; um país em que a aposta na educação, e particularmente na educação ambiental, parece ser uma realidade.
Fomos acolhidos com afecto e hospitalidade; observámos escolas dinâmicas em que professores e alunos vêm desenvolvendo um trabalho notável, nomeadamente, no âmbito deste projecto.
Os trabalhos iniciaram-se pela apresentação do ponto da situação nas várias escolas parceiras, relativamente à planificação realizada no 1º encontro, em Sezze (Itália), especificamente, no que diz respeito aos resultados da aplicação de questionários sobre consumo de água e tratamento de resíduos nas famílias/comunidades e nas várias escolas. Foram introduzidos alguns reajustamentos nas metodologias e metas a concretizar até ao próximo encontro em Nuremberga, decidindo-se que todos os parceiros deverão identificar pontos fortes e aspectos a melhorar no que diz respeito ao tópico prioritário “Resíduos” (“Waste”). Deverá também, em cada escola, ser delineado um plano de acção adequado ao seu próprio contexto.
Acordou-se ainda a elaboração e edição de um livro de boas práticas em papel e em formato electrónico, como produto final do projecto.
Os participantes puderam, por último, assistir a palestras sobre protecção ambiental e participar num debate com alunos da escola sobre hábitos de consumo de água, electricidade e reciclagem de resíduos. A participação numa acção de reflorestação de pinhal encerrou da melhor forma as actividades deste encontro.

Esta é uma notícia enviada pelas professoras Estela Vieira e Ana Gonzaga, a quem se agradece.

1 comentário:

  1. Projectar, também internacionalmente, a nossa escola, assume um grau de exigência e dedicação em termos pessoais e profissionais que não devem passar sem um registo de apreço por parte daqueles que integram uma comunidade escolar que necessariamente se revê nesse esforço acrescido. O Conselho Executivo deixa assim publicamente um reconhecimento que já havia transmitido em particular às colegas Ana Gonzaga e Estela Vieira. Obrigada!

    ResponderEliminar