quinta-feira, 30 de abril de 2009

II Conferência de Psicologia Teixeira Gomes

No passado dia 30 de Abril, a psicóloga Vera Ramos proferiu, no auditório da nossa escola, uma palestra subordinada ao tema «Insucesso Escolar». Esta conferência foi organizada pelo grupo de Filosofia da nossa escola e contou com a presença de cerca de 80 alunos e 10 professores de várias disciplinas interessados numa temática tão importante como actual.

Na primeira parte da palestra, a Dra. Vera Ramos explicou o insucesso escolar e destacou alguns comportamentos de alunos com este problema: hiperactividade, falta de concentração, pouca tolerância à frustração, distúrbios somáticos, ansiedade, depressão, apatia, passividade e agressividade.

Na segunda parte da palestra, esta jovem psicóloga centrou-se na análise das causas que conduzem ao insucesso escolar. Abordou causas centradas nos alunos, famílias, professores, escolas, currículos, sistema educativo e sociedade.

Para finalizar, a psicóloga deixou aos alunos alguns conselhos que ajudam a superar a ansiedade face a momentos de avaliação.

Sem comentários:

Enviar um comentário