quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra

Há 39 anos, a 22 de Abril de 1970, aconteceu nos Estados Unidos a primeira grande manifestação pró-ambiente, marcando simultanemante o nascimento do movimento ambientalista.
Hoje, mais do que a celebração de um aniversário significativo para o Planeta - o DIA da TERRA- importa não esquecer que a espécie humana enfrenta aquele que passa por ser o seu maior desafio: o combate às alterações climáticas.
Das escolhas que hoje fizermos, das atitudes que hoje tomarmos, dos comportamentos que hoje alterarmos depende, em primeira mão, o futuro climático do planeta que legaremos aos que vierem depois de nós.
É urgente e está nas nossas mãos alterar de forma sustentada a pegada ecológica que todos os dias deixamos impressa no Planeta! Só temos este! A responsabilidade humana nas emissões de dióxido de carbono é hoje inegável.
Vale a pena acreditar que podemos mudar, já a partir de hoje, o rumo climático do Planeta!

Esta é uma notícia enviada pelo professor Luís Gonçalves, a quem se agradece.

2 comentários:

  1. No Dia da Terra, aqui deixo uma «oração» pagã do meu «mestre» Alberto Caeiro:


    Não acredito em Deus porque nunca o vi.
    Se elle quizesse que eu accreditasse nelle,
    Sem duvida que viria fallar commigo
    E entraria pela minha porta dentro
    Dizendo-me, Aqui estou!

    Mas se Deus é as flores e as arvores
    E os montes e sol e o luar,
    Então acredito nelle,
    Então acredito nelle a toda a hora,
    E a minha vida é toda uma oração e uma missa,
    E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.

    in O Guardador de Rebanhos, V

    ResponderEliminar
  2. Á Terra Mãe, tudo devemos
    Disso atentemos...
    Celebrar não devemos
    Aquilo em que não cremos

    Se do Dia da nossa Mãe nos nos esquecemos
    Ao Dia da Terra o devemos.
    Ao Sol, à àgua, ao vento,e à terra queremos
    Dizer não , não te esqueceremos.

    Ontem como hoje, à Terra pertencemos

    ResponderEliminar