sexta-feira, 27 de março de 2009

Visita de Estudo a Lisboa - 11.º E e F

O Palácio Nacional da Ajuda, o roteiro queirosiano, em Lisboa, e o Museu Maçónico Português constituíram os motivos para a realização de uma visita de estudo, no passado dia 23 de Março. Os alunos das turmas E e F do 11.º ano foram acompanhados pelos professores Célia Lopes (História), Fátima Oliveira (Português) e Luís Salema (Latim A). A visita foi organizada pelas docentes das disciplinas de História e de Português das referidas turmas (as professoras já citadas e, ainda, a professora Ana Gonzaga).

No Palácio Nacional da Ajuda, foi possível usufruir de uma visita guiada que permitiu ficar a conhecer algumas das principais tendências estéticas do século XVIII português. O roteiro queirosiano deu a conhecer os principais locais referidos por Eça de Queirós, nas suas obras, como o Teatro da Trindade ou o Grémio Literário. Esta iniciativa incluiu a leitura, pelos alunos, de textos do próprio Eça.

No Museu Maçónico, foram dados a conhecer objectos e documentos utilizados nos rituais da Maçonaria. Este museu situa-se na sede do Grande Oriente Lusitano, uma das mais antigas Obediências maçónicas europeias. A realização desta visita constituiu mais um importante momento de enriquecimento cultural para todos os envolvidos.

1 comentário: