segunda-feira, 16 de março de 2009

Tertúlia de Cinema

Foi numa Sexta-feira 13, mas afinal não houve azar. Vamos aos números: 17 participantes (12 professoras e 5 professores) e 4 escolas envolvidas: D. Martinho Castelo Branco, Secundária de Silves, Secundária Gil Eanes e, claro, a Teixeira Gomes.
«Colisão» (Crash), de Paul Haggis, foi o filme escolhido para mais uma sessão da cine tertúlia. Organizada pelo projecto sala_de_cinema e inserida no seu plano de actividades, a iniciativa visa divulgar cinema de qualidade e promover o convívio entre professores.
O filme parte de um argumento sólido e imaginativo, onde os conflitos das diversas personagens são revelados com subtileza e timing adequado. O ritmo em crescendo a que as «colisões» vão acontecendo é um dos pontos fortes do filme. O modo como o racismo e a xenofobia são abordados também. Entre outras coisas, o realizador mostra-nos que a discriminação é tanto o resultado da (des)aprendizagem social como dos medos interiores que ainda não aprendemos a dominar. O DVD do filme (na versão do realizador e não a exibida comercialmente) foi adquirido pela sala_de_cinema e está disponível para ser utilizado nas aulas. O feliz contemplado com o cartaz original foi o professor Orlando Costa.
Depois da exibição do filme, a tertúlia continuou noite dentro no bar Capicua, na Marina. Por entre boa música, caipirinhas e muita boa disposição, as únicas «colisões» que não se conseguiram evitar foram protagonizadas por aqueles que (como eu...), tentaram, corajosa mas ingloriamente, acertar o passo com os ritmos exigentes da salsa.
A próxima cine tertúlia para professores terá lugar na noite de 24 para 25 de Abril e promete «revolucionar» a escola e ficar na História. Esteja atento e perceberá porquê.

Esta é uma notícia enviada pelo professor Carlos Café, a quem se agradece.

2 comentários:

  1. Ganhei não só o cartaz como captei “novas e possíveis” interpretações do filme Crash. De facto, para mim os bons filmes são como os bons livros… Sempre que se voltam a reler somos surpreendidos com alguns aspectos que nos passaram despercebidos aquando a primeira leitura. Assim se passou. Mesmo já tendo visualizado o filme, retirei novas acepções acerca da “colisão de sociedades” ou de “mentalidades”. Haggis retrata uma sociedade controversa de valores éticos e raciais. O quanto actual está este filme, mesmo já tendo algum tempo!
    A sociedade mesclada contemporânea, e não vou dizer “sem valores” porque já me enfadei desse termo, mas sim sem amor ao próximo tal e qual como ele é, retrata-se, na perfeição, nesta excelente película.
    O projecto sala_de_cinema está, mais uma vez, de parabéns!
    Para findar, induzo para a visualização de Goodbye Bafana (2007).
    Depois façam-me chegar os comentários…
    Um abraço,
    Orlando Costa

    ResponderEliminar
  2. Não é só o filme que é óptimo pelo alerta sobre os preconceitos e pela desmontagem da hipocrisia urbana contemporãnea. Também é excelente, a iniciativa deste projecto, que conjuga o lúdico com o didáctico e a satisfação cinéfila de cada um com o reforço da camaradagem.
    Parabéns à Sala de Cinema e ao Carlos Café.

    ResponderEliminar