domingo, 15 de março de 2009

Recordar Charles Darwin



A celebração dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin levou-me, recentemente, a visitar a exposição comemorativa desta efeméride, patente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Se é de salientar a qualidade geral da exposição, destacaria alguns pormenores que, a meu ver, a tornam ainda mais rica e interessante. Um exemplo é a reconstituição da figura do jovem Darwin em tamanho natural, elaborada por Elisabeth Daynès, uma escultora e antropóloga que trabalha em Paris, num atelier especializado em reconstrução de hominídios. Ou ainda a construção de uma réplica do navio HMS Beagle nos estaleiros do museu da Marinha.

Dada a importância do evento, aqui fica o meu pequeno contributo como forma de lembrar e homenagear uma figura tão importante como Charles Darwin.

3 comentários:

  1. Animação muito interessante,João.Parabéns!
    Temos de fazer uma coisa assim sobre Teixeira Gomes.
    O blogue está a ficar cada vez mais interessante.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Helder. Fico contente que tenhas gostado. Podemos pensar no Teixeira Gomes quando quiseres. Penso que ficava bem na altura das comemorações do patrono.

    ResponderEliminar
  3. A notícia do João Carlos, para além da qualidade da animação, tem o mérito de chamar a atenção para a comemoração dos 200 anos do nascimento de Darwin. Penso que as diferentes estruturas da escola deveriam pensar em fazer alguma coisa. O legado de Darwin não pertence apenas à Biologia; as implicações das suas teorias são transversais à ciência, à cultura e à civilização. O projecto sala_de_cinema vai realizar, a este respeito, algumas iniciativas no 3º período. Maio será o «Mês da Ciência». Haverá cinema (ficção e documental) e os cientistas serão as estrelas em destaque: Darwin (claro!), mas também Galileu, Newton, Einstein e outros. Aceitam-se «cúmplices» para o «Maio: mês da Ciência». Entretanto, fique atento às novidades.

    ResponderEliminar