sexta-feira, 27 de março de 2009

Pegada ecológica vs. pegada carbónica

Entre os dias 16 e 27 de Março esteve patente, no Bloco D, a Exposição Quo Vadis, Terra? no âmbito da Semana das Alterações Climáticas, promovida e organizada pelo Projecto OAC.

O núcleo central da exposição era constituído pelos trabalhos dos alunos das turmas 10.º B, sobre Alterações Climáticas, e dos alunos das turmas 11.º B e C, sobre o Problema da água e seus desafios.

As seis vitrines do átrio do Bloco propunham ao visitante uma viagem por aquilo que deve fazer para participar no combate às alterações climáticas que, no início deste século, representa o maior desafio que a humanidade enfrenta.

O ponto fulcral da Quo Vadis, Terra? era protagonizado pelo painel A Pegada Ecológica, onde, lado a lado, se fazia um alerta para os comportamentos que podem aumentar as emissões de dióxido de carbono (um dos "vilões" do aquecimento global e, consequentemente, das alterações climáticas) e os que podem reduzir a nossa pegada carbónica.

Esta é uma notícia enviada pelo professor Luís Gonçalves, a quem se agradece.

3 comentários:

  1. Um elogio e uma sugestão. Elogio: mais uma iniciativa inteligente e oportuna sobre o ambiente e a preservação do planeta. Uma sugestão: que as diferentes estruturas da escola estabeleçam, em sede de plano de actividades 2009/10, objectivos claros e exequíveis quanto à «pegada» da escola (redução do número de fotocópias, generalização do e-mail, etc). Parafraseando o título da exposição, é necessário perguntarmo-nos: Quo Vadis, Escola?

    ResponderEliminar
  2. A propósito, já era tempo de haver, na sala de professores, contentores para que se possa fazer a separação dos resíduos.
    É que, como diz Vieira, não basta pregar aos ouvidos, é preciso pregar também aos olhos.

    ResponderEliminar