segunda-feira, 9 de março de 2009

Aulas de Português para todos

Através da candidatura da Direcção Regional do Algarve (DREALG), Formação Eixo 8.6.6., a professora Conceição Veloso, responsável pelo Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro, levou a cabo várias actividades (cartaz publicitário, ficha de inscrição, contacto com os formandos estrangeiros, entre outras) das quais resultou um número de inscrições que possibilitou a abertura de duas turmas de Português para Estrangeiros, com 25 formandos cada.

O curso engloba uma carga horária total de 100 horas e está de acordo com o nível A1/A2 do quadro europeu comum de referência para as línguas. Aos formandos que concluírem a formação com sucesso será atribuída uma certificação que lhes permite a obtenção de residência e da nacionalidade portuguesa.

Esta iniciativa representa mais um exemplo do apoio que a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes presta à comunidade estrangeira residente no concelho de Portimão, com o objectivo de facilitar a sua plena integração na sociedade portuguesa. Parabéns ao projecto e à professora Conceição Veloso pelo trabalho desenvolvido.

3 comentários:

  1. São iniciativas como esta que dão substância a palavras que, de outro modo, seriam apenas algo de bonito mas oco. Refiro-me, naturalmente, à cidadania e à solidariedade. Ou melhor: CIDADANIA e SOLIDARIEDADE. Assim mesmo, em maiúsculas. Porque o melhor das ideias merece ser destacado. Excelente iniciativa da DREALG, a que a escola soube estar à altura através do Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro.

    ResponderEliminar
  2. Espero que iniciativas como esta não acabem por aqui. Há necessidade de abrirmos as portas da escola a toda a comunidade do concelho, que se tornou um espaço que integra várias comunidades e em conjunto com esta diversidade podemos todos ganhar ao enriquecermos culturalmente, assim como crescermos na nossa formação pessoal.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Conceição Veloso!
    Primeiro os alunos, agora os adultos...
    Excelente trabalho!
    Espero que receba, de todos, o merecido reconhecimento.

    ResponderEliminar