quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Projecto Sala de cinema inaugura ciclo «Grandes filmes, grandes temas»

«A Última Caminhada» (Dead Man Walking, 1995) de Tim Robbins, foi o filme escolhido pela sala_de_cinema para a primeira sessão de um ciclo que tem como objectivo debater grandes temas da actualidade a partir de filmes de referência. Os professores e alunos presentes deliciaram-se com as excelentes interpretações de Susan Sarandon (óscar para a melhor actriz) e Sean Penn. No final, discutiu-se a pena de morte. Moderado pelo coordenador da sala_de_cinema, o professor Carlos Café, o debate teve como comentador convidado o professor Orlando Costa (na foto). Confrontaram-se ideias, avaliaram-se argumentos e todos os presentes beneficiaram decerto com a riqueza crítica do debate. A sala_de_cinema anunciará brevemente nova sessão do ciclo «Grandes filmes, grandes temas». Esteja atento.

Esta é uma notícia enviada pelo professor Carlos Café, a quem se agradece.

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa que, por certo, contribuirá para o enriquecimento cultural e desenvolvimento do espírito crítico dos nossos alunos.

    ResponderEliminar
  2. Como um apreciador incontestável de cinema, mais não podia do que me regozijar pela criação da actividade “Grandes filmes, grandes temas” na Escola Secundária Teixeira Gomes. Penso que a escola deve, não só ser transmissora dos conhecimentos relativos às várias disciplinas de cada curso, como também deve proporcionar aos discentes oportunidades para alargar os seus horizontes culturais e humanos. O cinema é uma arte, não podemos descurar tal facto, e arte e cultura estão intimamente ligadas. Cito o que li recentemente numa crónica: “dá a sensação que quanto mais ligadas à cultura estão as pessoas, melhor pessoas são”. É isso que nós queremos como professores: Criar homens e mulheres com valores éticos e humanísticos, aptos para viver na sociedade hodierna.
    Parabéns pela iniciativa!
    Um obrigado ao professor Carlos Café pelo convite. Gostei. Aprendi. Valeu a pena!

    Professor Orlando Costa

    ResponderEliminar
  3. O professor Orlando Costa tem toda a razão. A escola é o lugar onde acontecem não apenas aprendizagens previsíveis, mas também descobertas imprevistas. O cinema é uma arte, os bons filmes são um património cultural sem o qual os nossos alunos ficariam mais pobres. Para muitos deles, a escola é a última oportunidade para descobrirem uma dimensão estética e cultural que as suas famílias provavelmente também desconhecem e que nunca lhes proporcionarão. Divulgar filmes de qualidade e dotar os alunos das ferramentas conceptuais que lhes permitam descodificá-los são tarefas exigíveis à escola pública. A cidadania também se faz destas coisas. E o professor Orlando Costa é um excelente exemplo a seguir: recém-chegado a uma cidade e a uma escola que desconhecia, acedeu desde logo a dispensar algum do seu (pouco) tempo livre para se entregar a estas «causas não perdidas». A Anabela Guerra tem um sucessor à altura. Obrigado, Orlando!

    ResponderEliminar
  4. Gostei de assistir ao debate, em que os alunos se mostraram bastante participativos, significando que esta iniciativa teve impacto neles. É bom que haja actividades na escola que levam à reflexão e à partilha de ideias. Achei interessante o contributo bastante esclarecido que o professor convidado prestou à iniciativa.

    ResponderEliminar