quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Os Meus Momentos

No âmbito das actividades do Projecto Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro, a responsável pelo projecto, Conceição Veloso, convidou alunos das turmas do 10.º P e do do 11.º D, bem como algumas associações de apoio ao imigrante – Associação CAPELA e da Guiné-Bissau – a participarem na acção de sensibilização, subordinada ao tema Os Meus Momentos. O evento, que teve como público alvo alunos e professores, realizou-se no Auditório da ESMTG, no dia 3 de Fevereiro, entre as 10:00 e 11:40.

Nesta acção, os intervenientes falaram da sua experiência como imigrantes, com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para as suas dificuldades de adaptação, contribuindo, desta forma, para uma maior compreensão e respeito pela diferença.

Foi feita uma pequena homenagem à aluna Antónia Mayr, do 11.º D, pelo seu desempenho exemplar e colaboração com o Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro.

Foram convidados a assistir a esta sessão o presidente do Conselho Geral Transitório, o presidente do Conselho Pedagógico, o presidente da Associação de Pais e os Directores de Turma.

O convite às turmas atrás referidas, deve-se ao facto de incluírem muitos alunos estrangeiros e pertencerem a cursos diferentes.

5 comentários:

  1. Acho que receber bem os imigrantes e ajudá-los a sentir-se em casa é marca de uma sociedade e de uma escola civilizadas. Além disso, eles são parte do nosso futuro. É muito importante que a escola continue e até reforce este tipo de acções. Parabéns aos responsáveis.

    ResponderEliminar
  2. Estive presente e gostei imenso. Todos ficámos a conhecer melhor aquilo de que já suspeitávamos: chegar a um país cuja Língua não dominamos e deixar para trás os amigos e, por vezes, também a família é um desafio tremendo! Portugal conhece bem esse drama, no sentido oposto. Temos o dever moral de receber bem as pessoas que escolhem o nosso país para viver, trabalhar e estudar. Espero que tenhamos também a curiosidade intelectual de nos enriquecermos com a Língua e cultura desses povos. A escola é o lugar ideal para essa descoberta. Parabéns a todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa, em particular a professora Conceição Veloso.

    ResponderEliminar
  3. Num tempo em que não é raro vozes xenófobas se levantarem - vozes de quem, certamente, já esqueceu que Portugal empurrou para a emigração milhões de emigrantes - é bom ver que a nossa escola sabe abraçar os alunos estrangeiros, criando condições para a sua plena integração e o seu sucesso escolar.

    ResponderEliminar
  4. Tive oportunidade de estar presente nesta actividade e gostei muito. Pareceu-me importante tanto para os alunos estrangeiros presentes como para os portugueses. Numa altura em que o número de imigrantes no nosso país se incrementou bastante foi importante relembrar-nos as dificuldades de recomeçar uma vida completamente nova num país desconhecido.

    ResponderEliminar
  5. Perante a realidade escolar e até mesmo do país foi relevante e encorajador contar as peripécias de um imigrante pelos próprios. À partida a língua é um entrave para a integração.Contudo há tantas outras coisas por detrás, pelas quais aos estrangeiros têm de lutar para alcançar o sucesso. Felizmente que a nossa escola apresenta iniciativas, tal como esta actividade,para que o estrangeiro se sinta bem recebido.

    Conceição Veloso

    ResponderEliminar