quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Aires Almeida no "Câmara Clara".

No passado dia 22 de Fevereiro, foi convidado de Paula Moura Pinheiro, no programa Câmara Clara, da RTP2, o nosso colega Aires Almeida para um debate sobre o Movimento Surrealista em Portugal e no estrangeiro. O debate contou ainda com a presença do crítico e autor em arte portuguesa contemporânea, Rui-Mário Gonçalves.

Dado o interesse actual pelo Movimento Surrealista, (há actualmente várias exposições de Norte a Sul do país) impunha-se compreender a razão de tal fenómeno. Porquê este interesse renovado pelo Surrealismo? Aires Almeida e Rui-Mário Gonçalves conseguiram não só explicar esta nova vaga de interesse pelo movimento, como ilustraram com exemplos o que foi o Surrealismo. Citaram nomes conhecidos desta corrente artística em Portugal, como Cesariny, Cruzeiro Seixas, Mário Henrique Leiria, Fernando Lemos, Alexandre O'Neill, entre outros. Entre os estrangeiros foram mencionadas figuras incontornáveis como Breton, Duchamp, Picasso e Buñuel. Entre estes foi especialmente debatido o pintor espanhol Salvador Dalí e o seu posicionamento no Movimento Surrealista.

Este foi, sem dúvida, um momento cultural interessante (que pode ser visionado na íntegra em formato vídeocast) e a ESMTG só pode sentir orgulho pelo facto de um dos seus professores nele ter participado.

5 comentários:

  1. A modéstia do Aires fez com que a sua participação no "câmara clara" (belíssimo, este título)ficasse quase no segredo dos deuses e impediu-me de assistir ao programa aquando da sua emissão. Vi-o depois, no site da RTP. E devo confessar que me senti orgulhoso por ser professor na escola onde o Aires também o é. Foi uma participação que merece destaque e reconhecimento. Espero que a mediocridade, esse terreno fértil onde germina a inveja, como diz o nosso patrono, não impeça a escola de sentir orgulho pela participação de um dos seus professores num programa com a projecção e o prestígio do câmara clara. :)

    ResponderEliminar
  2. O Aires merece ser felicitado por todos nós. Mais uma vez esteve a grande nível na sua participação no programa da Paula Moura Pinheiro. As escolas devem enaltecer o mérito daqueles que se destacam na comunidade e no país pelas suas qualidades científicas, profissionais ou outras social e intelectualmente relevantes. É um prazer e um motivo de orgulho ter esses colegas entre nós. Saudações filosóficas, Aires!

    ResponderEliminar
  3. Sempre que me refiro à riqueza do património humano que constitui a nossa escola, estou implicitamente a direccionar as minhas felicitações a todos os que como o colega Aires Almeida contribuem para a dignificação da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.
    É realmente com muito orgulho que contamos com a existência de professores cujo valor pessoal e profissional vai muito para além das mais exigentes expectativas. Elsa Meira

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado, Hélder, Café e Elsa, pelas vossas simpáticas palavras. Muito do pouco que penso que sei aprendi-o ensinando. E vocês são minhas testemunhas.

    ResponderEliminar
  5. É excelente saber que privamos com pessoas cujos interesses e saberes se elevam bem mais acima do que o trivial que, (in)justa, consciente ou inconscientemente, nos domina. Parabéns, Aires.

    ResponderEliminar